Importante deixar claro
que existem várias técnicas usadas para vencer e que talvez a que será aqui
explicada não seja a mais eficaz em termos estatísticos, pois quando se trata
de mentalismo e PNL sempre há uma margem de falhas.
MÉTODO
Consiste em fazer sinais
"subliminares" com uma mão enquanto a outra está se preparando para o
jogo. Antes de começar o jogo, dirija-se a alguém e diga
algo do tipo: "Vamos jogar pedra, papel e tesoura. Irei contar 1, 2 e 3 (a cada número que você falar bata com o punho sobre a outra mão, sutilmente indicando o gesto que você quer que o seu oponente escolha) e então você indicará sua escolha" - estas são palavras do Derren.
algo do tipo: "Vamos jogar pedra, papel e tesoura. Irei contar 1, 2 e 3 (a cada número que você falar bata com o punho sobre a outra mão, sutilmente indicando o gesto que você quer que o seu oponente escolha) e então você indicará sua escolha" - estas são palavras do Derren.
O próximo passo é, após ter jogado a
primeira rodada, deixar a mão repousada por um ou dois segundos depois que o
oponente tenha retirado a dele. Isso o induzirá a escolher a sua última jogada.
Parece simples? Nem tanto. Este método
foi criado pressupondo que a pessoa já esteja inconscientemente disposta à
aceitar uma sugestão do mentalista, e, para isso ocorrer precisa que exista um
contexto (cenário, clima e rapport) ideal. Neste caso
específico, estabelecer tais combinações não é nada de outro mundo, mas é
primordial para o sucesso do truque.
Dicas para criar um contexto ideal
O local não pode ser muito dispersivo - por melhor
que seja o mentalista, ele não conseguirá prender a mente do espectador por
muito tempo se no mesmo local existir uma variedade grande de assuntos ou
atividades. É preferível que o foco do ambiente esteja voltado para o
mentalista.
O local não pode ser barulhento - locais onde exista
uma grande poluição sonora podem desviar o foco do espectador. O som tem uma
particularidade: ele afeta o ouvinte mesmo contra a sua vontade. Podemos fechar
os olhos ou desviar o olhar para não vermos uma cena desagradável, podemos tapar
as narinas para bloquearmos algum odor que causa desconforto, podemos proteger
a pele das sensações desagradáveis do clima, mas, mesmo que tapemos os ouvidos
o som consegue continuar afetando nosso sistema nervoso.
Estabelecer uma conexão emocional com o
ouvinte - a isso chamamos rapport. Trata-se de uma certa cumplicidade
entre duas pessoas, o que de certo modo faz uma delas se tornar mais aberta à
deixar-se ser guiada pela outra. O assunto é muito grande para ser abordado
neste post, mas o princípio básico é que para estabelecer tal ligação basta
fazer com que a pessoa fique confortável ao estar com você.
Usar palavras de sugestão - Palavras de
sugestão são palavras que facilitam ao falante ultrapassar as barreiras da
resistência psicológica do ouvinte. Alguns exemplos dessas palavras:
"você pode", "imagine", veja, "sinta",
"ouça", "eu lhe mostrarei".
Quer Mais conteúdo grátis?
Clique Aqui para acessar nossa pagina de downloads
Ou Clique Aqui para acessar nosso curso de Hipnose Grátis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário